Notícias referente a A.R.L.S. Regeneração Olindense, 3218.

Nascida em Olinda, residindo no Recife e trabalhando pelo Estado de Pernambuco e pelo Brasil.



Jurisdicionada ao Grande Oriente de Pernambuco e Federada ao Grande Oriente do Brasil.



Oficina que trabalha no Rito Moderno/Francês.

GOB - RSS

Templo Maçônico utilizado pela ARLS Regeneração Olindense, 3218.

Templo Maçônico utilizado pela ARLS Regeneração Olindense, 3218.
O prédio pertence a A.'.R.'.L.'.S.'. Duque de Caxias Luzeiro do Oriente, nº. 0252, situado na Rua São Caetano, 179 - Campo Grande - Recife - PE. CEP 52031-070.

Reuniões agendadas em 2014

  • I - Janeiro, 25 - Às 15h30min eleição para os cargos de Tesoureiro e 2. Vg. às 17h Sessão de abertura dos trabalhos em 2014
  • II - Fevereiro, 22 - Sessão Grau I e II
  • III - Março, 29 - Sessão comemorativa de aniversário da Loja
  • IV - Abril, 26 - Sessão Grau I
  • V - Maio, 31 - Sessão de Exaltação
  • VI - Julho, 26 - Sessão Magna de Elevação
  • VII - Agosto, 30 - Sessão Grau I
  • VIII - Setembro, 13 - Sessão Magna de Iniciação
  • IX - Outubro, 25 - Sessão Financeira - 15h30min
  • X - Outubro, 25 - Sessão Grau I - 17h
  • XI - Novembro, 29

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dia do Maçom e homenagem ao trabalho de um obreiro da ARLS Regeneração Olindense

Segue o e-mail divulgado pelo Irmão Marcos Sant’Anna, Grande Mestre Bibliotecário da Grande Loja do Maçônica do Estado de Alagoas - Glomeal, onde o mesmo destaca a importância da data alusiva ao Dia do Maçom.

Ao longo do e-mail o autor destaca o trabalho realizado pelo Irmão Waldecy Marques da ARLS Regeneração Olindense, 3218, o qual realizou extensa pesquisa histórica sobre os Processos Emancipatórios ocorridos em Pernambuco.

A divulgação para além das fronteiras do Estado de Pernambuco do trabalho de nosso Irmão Waldecy e mais novo Mestre muito nos honra.


“Meus Irmãos

Sabemos que em 20 de agosto comemoramos o Dia do Maçom. Esta data foi uma iniciativa das Grandes Lojas Brasileiras, em 1957, na V Mesa Redonda da CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira), em Belém do Pará.

A data foi justificada, pela lembrança da memorável Assembléia do Grande Oriente Brasílico, onde Gonçalves Ledo, em um discurso inflamado, apresentava a necessária e inevitável Independência do Brasil e a importância da Maçonaria Brasileira em todo o processo.

Hoje esta data é comemorada por toda Obediência Maçônica Nacional, embora saibamos que é cronologicamente errada. Esta questão foi apresentada no “E-mail Semanal - Ano 2 - nº 37 - ANO MAÇÔNICO - História, Liturgia e Linguagem Simbólica”.

Porém, independente da precisão histórica da data, haver um Dia Nacional do Maçom Brasileiro, é mais do que certo; É JUSTO!

Em 2008, por iniciativa do Grande Oriente de Pernambuco, capitaneada pelo Grão-Mestre Irmão Marcelo Sobral, apoiado pelo Grande Oriente Independente de Pernambuco, capitaneado pelo Grão-Mestre Irmão Antônio do Carmo, foi estabelecido o DIA DO MAÇOM PERNAMBUCANO – 06 DE MARÇO.

O dia escolhido é de imensa consistência histórica, embora, considerando a história da Maçonaria em Pernambuco, teriam datas “de sobra” para serem escolhidas.

A escolha do dia é devido a data que foi deflagrada a REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817 – 06 DE MARÇO, data de relevante importância para todo cidadão pernambucano, Maçom e não Maçom.

A data ser também, Dia do Maçom Pernambucano, é Justa devido a toda a participação maçônica antes, durante e depois do processo revolucionário de 1817 (como iremos ver).

Parabéns a Pernambuco por sua Data Maçônica Estadual!

E para esta dupla comemoração, a Grande Biblioteca apresenta um Trabalho de excepcional pesquisa histórica dos Processos Emancipatórios ocorridos em Pernambuco e de importância Nacional. O Trabalho foi feito pelo pernambucano Irmão Waldecy Marques, na época Aprendiz Maçom, da ARLS Regeneração Olindense nº 3218, jurisdicionada ao Grande Oriente de Pernambuco.

Em sua “introdução” e “conclusão”, este Irmão “Aprendiz” mostra claramente a compreensão da importância de seu Rito (Moderno) nos primórdios da Maçonaria Brasileira, assim como nos Processos Emancipatórios Brasileiros (completa influência da Maçonaria Francesa, em especial do Grande Oriente da França).

O Trabalho deste Irmão, como Aprendiz, hoje jovem Mestre Maçom, é um grande exemplo da competência do brasileiro pernambucano. É para todo Maçom brasileiro ler, dada sua carga histórica maçônica nacional (e além mar).


A Sessão de fotos, à partir do meio do Trabalho, é altamente pertinente e relevante, historicamente, de ser vista. Sugiro vê-la apenas depois de ler o Trabalho.


A iniciativa de Pernambuco ter um “Dia do Maçom Estadual” é um exemplo para todos os Estados Brasileiros, pois em todos os Estados temos ou eventos ou personagens heróicos da História Brasileira.

Texto da referida Lei, já publicada no Boletim Oficial do GOPE:

“Art.1° - Fica instituído o Dia do Maçom Pernambucano a ser celebrado por todos os Maçons, Triângulos e Lojas Jurisdicionadas ao Grande Oriente de Pernambuco no dia 06 (seis) do mês de Março de cada exercício anual, em comemoração aos nossos irmãos que em defesa dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, consagrados pela Maçonaria Universal, deram as suas vidas e suas liberdades ao liderarem o primeiro movimento republicano denominado “Revolução Pernambucana de 06 de Março de 1817”.

Art.2° - Em todas as Lojas do Grande Oriente de Pernambuco é obrigatória a realização de Sessão Magna, interna ou pública, em homenagem ao Dia do Maçom Pernambucano.

Parágrafo Único – Duas ou mais Lojas poder-se-ão reunir para a celebração desse magno objetivo.

Art.3° - O Poder Executivo do Grande Oriente de Pernambuco, através do seu Grão Mestre, baixará Decreto regulamentando a execução da presente Lei.”.



Aqui nas Alagoas, "Terra dos Marechais Maçons", seria fácil também ter seu DIA DO MAÇOM ALAGOANO!

Este Grande Bibliotecário proporia como dia, a data da Iniciação do Marechal Deodoro da Fonseca, Maçom e Grão-Mestre, Marechal e Herói do Exército Brasileiro, 1º Presidente da República Federativa do Brasil e alagoano de Anadia (local hoje chamado de Marechal Deodoro). Foi Iniciado na Loja Rocha Negra (RS). Esta Loja histórica existe até hoje (possível de conseguir comprovação documental da data) e foi jurisdicionada às duas Obediências (GOB e, posteriormente, Grande Loja – nº 01) que existem atualmente em Alagoas.

TÁ FEITA A PROPOSTA!
QUE HAJA OUTRAS PROPOSTAS, COM SUBSTANCIAMENTO HISTÓRICO.

TFA

Marcos Sant’Anna
Grande Mestre Bibliotecário
E-mail: gb@glomeal.com.br

Grande Loja do Maçônica do Estado de Alagoas - Glomeal
Parque do Farol – Farol - CEP: 57.050-000
TeleFax: (0xx82) 3241-2545 Maceió – Alagoas – Brasil
E-mail: glomeal@glomeal.com.br.
www.glomeal.com.br"

Nenhum comentário:

Postar um comentário